/domboscobauru - R. Carlos Gomes 4-27 - Jd. Bela Vista - Fone: (14) 3201-0600

Projetos Pedagógicos são tendência na educação mundial e ensinam fazendo

Projeto Ágape 2016

Neste ano, o Colégio Dom Bosco fechou parceria com a Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo) do autor/educador Leo Fraiman para todas as turmas, do Ensino Infantil ao Médio. A metodologia tem como objetivos gerais desenvolver atitudes críticas, investigativas e reflexivas calcadas em aquisições morais como autoestima, otimismo, motivação, conceito de felicidade, autoconhecimento, iniciativa, empatia, ética e muitos outros valores que irão formar no aluno uma atitude empreendedora diante da própria vida, não apenas no campo profissional. É o que Fraiman chama de "Projeto de Vida", ensinando os alunos a despertarem aquele "brilho nos olhos" em busca de sua realização pessoal.

Conheça a metodologia:

Projeto Cultivando Leitores (Editora FTD)

Integrar a escola e a família para a formação de jovens leitores: esse é o objetivo do projeto Cultivando Leitores, criado pela Editora FTD e implantado a partir de 2016 no Colégio Dom Bosco para as turmas da Educação Infantil ao 5º ano. O projeto amplia os conteúdos dos materiais didáticos e incentiva nas crianças o hábito da leitura em casa.

Ao longo do ano, serão trabalhados:

  • 5 livros para cada ano – 1 livro para cada bimestre + 1 livro de férias
  • Livro da Família, que orienta pais e responsáveis a como incentivar a leitura no ambiente familiar, por meio de um conteúdo que mostra a importância dos livros na formação das crianças.
  • Painel de leitura do aluno – um cartaz interativo que incentiva a integração do aluno e da família para cultivar o hábito da leitura.

Projeto Ágape 2015

Seguindo as novas tendências em educação, o Colégio Dom Bosco desenvolve projetos multidisciplinares com as turmas do Fundamental II e Ensino Médio, trabalhando temas relevantes para a vida do aluno – acadêmica ou cidadã. Com o objetivo de desenvolver a reflexão, o amadurecimento e a noção de causa e consequência, promove uma avaliação crítica da realidade cotidiana resultando em pesquisas, apresentações, seminários, debates e visitas presenciais.

Feira Cultural

A Feira Cultural é uma atividade permanente do Colégio que acontece em outubro e tem por objetivo transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, mostrando aos pais e convidados uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados pelos alunos sobre cada tema, na forma de peças de teatro, música, dança e apresentações diversas.

Tudo o é exposto na feira é construído pelos estudantes com a mediação dos professores, pois acreditamos que o importante é que eles participem ativamente do processo, que "coloquem a mão na massa". É assim que o aprendizado se torna significativo.