/domboscobauru - R. Carlos Gomes 4-27 - Jd. Bela Vista - Fone: (14) 3201-0600

Comunicados

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

02 de Abril de 2016
Ensino Fundamental II

Com a finalidade de testar o conhecimento, o Colégio Dom Bosco informa que aplicará uma Olimpíada de Português para os alunos do Ensino Fundamental II. Será no dia 11/04/2016, no próprio colégio.

É de grande importância a participação de todos os alunos. Contamos com a presença do seu filho.

Soraia Isaac
Coordenadora pedagógica

COMUNICADO: 2ª CHAMADA DE PROVAS

02 de Abril de 2016
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A Direção do Colégio Dom Bosco comunica que a partir do dia 18/04/2016 (2º bimestre) os alunos que faltarem no dia da avaliação mensal ou bimestral só poderão fazer a 2ª chamada de sexta-feira (com agendamento prévio) nos seguintes horários:
  • Ensino Fundamental II: 12:10h às 13h.
  • Ensino Médio: 13h às 13:50h.

Acrescenta-se também que as provas da 2ª chamada só serão aplicadas mediante atestado médico ou pagamento da taxa de R$ 20,00 na secretaria do colégio.
O aluno que perder prova deverá procurar a coordenação para o agendamento. O prazo para esse agendamento será de 7 (sete) dias corridos a partir da data da prova que perdeu. Após esse prazo, o aluno não terá mais o direito à 2ª chamada.

Cordialmente,
Direção do Colégio Dom Bosco

1ª reunião de Pais – Educação Infantil e Fundamental I

24 de Fevereiro de 2016
Acontece no próximo dia 24 de fevereiro de 2016 a primeira Reunião de Pais das turmas da Educação Infantil e do Fundamental I.

Confira o horário da turma de seu filho:
Educação Infantil: das 18h às 19h
Fundamental I:
1º Ano A: das 19h às 20h
1º Ano B: das 18h às 19h
2º Ano A: das 18h às 19h
2º Ano B: das 19h às 20h
3º Ano A: das 18h às 19h
3º Ano B: das 19h às 20h
4º Ano A: das 18h às 19h
4º Ano B: das 18h às 19h
5º Ano A: das 19h às 20h
5º Ano B: das 19h às 20h

A parceria entre família e escola, quando afinada, pode contribuir para a formação dos alunos e solidificar a construção dos conhecimentos, estabelecendo um objetivo comum, em casa e na escola, de formar pessoas melhores!

Contamos com sua presença!

PLANTÃO DE DÚVIDAS - Ensino Fundamental II

Fevereiro de 2016
Horário dos plantões de Matemática e Português

PLANTÃO DE DÚVIDAS - Ensino Médio

Fevereiro de 2016
Horário dos plantões de Matemática e Português

Instrumentos Avaliativos - Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Fevereiro de 2016
Para ter um processo de ensino, aprendizagem de qualidade e para que nossos alunos do Fundamental II e Ensino Médio tenham aproveitamento acadêmico satisfatório, nossa escola trabalha com uma sistemática de avaliação com objetivo de verificar se houve aprendizagem significativa.

O peso das atividades avaliativas se subdivide em:
Trabalhos--------------------5,0 pontos
Prova Mensal--------------------5,0 pontos
Prova Bimestral--------------------10,0 pontos

Cálculo da média: Somam as notas dos trabalhos, prova mensal e bimestral e divide-se por 2.

Média satisfatória: acima de 6,0 pontos.

Os trabalhos podem ter outros valores, desde que totalizem 5,0 pontos.

Obs: É de grande importância a entrega de todos os trabalhos para não prejudicar a nota do aluno. Portanto, pais, acompanhem as atividades de seu filho!

4º e 5º anos do Fundamental I terão duas professoras regentes

fevereiro de 2016
Pensando no desenvolvimento integral de nossos alunos do 4º e 5º ano, a escola trabalhará neste ano com a proposta de aulas com professores específicos nas disciplinas. Serão duas professoras regentes, dividindo as áreas que compõe o quadro curricular:

Professora Raquel Betti
Matemática
Ciências
Geografia

Professora Alessandra C. Brassero
Língua Portuguesa
História
Projeto de Leitura


Continuam:
Professora Graziele Leite Redação - Inglês
Professora Alessa - Educação Física
Professora Nina - Arte
Os alunos receberão um cronograma com dias e horários das aulas, que deverá ser anexado à agenda.

A intenção é desenvolver a autonomia, comprometimento e a responsabilidade em nossos alunos. Uma preparação para o que está por vir, a aproximação da transição para o 6º ano, onde exige-se maior organização; mais rapidez para cumprir os períodos de cada disciplina; mais autonomia; surgem novas exigências e número maior de professores.

Essa nova organização, para a escola e alunos, contribuirá para uma preparação mais segura, garantirá avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

Ensino Médio conta com aula de TÉCNICAS EM REDAÇÃO em 2016

Fevereiro de 2016
Com a alta exigência de boa redação no ENEM e vestibulares, o Colégio Dom Bosco inseriu na grade curricular dos alunos do Ensino Médio uma disciplina adicional: Técnicas em redação, levando o aluno a exercitar e desenvolver-se para escrever com segurança, boa estrutura e conteúdo.

Fundamental II – nova grade subdivide Língua Portuguesa em três frentes

Fevereiro de 2016
Os alunos do 6º ao 9º ano contam neste ano com uma novidade na grade curricular: a disciplina de Língua Portuguesa foi subdivida em três frentes, para melhor aprendizado de cada uma. A saber: Leitura e interpretação de texto, Gramática e Produção de texto. As turmas voltam a ter aulas também de Espanhol neste ano.

Pagamentos devem ser realizados por carnê

Fevereiro de 2016
Com a alta exigência de boa redação no ENEM e vestibulares, o Colégio Dom Bosco inseriu na grade curricular dos alunos do Ensino Médio uma disciplina adicional: Técnicas em redação, levando o aluno a exercitar e desenvolver-se para escrever com segurança, boa estrutura e conteúdo.

Novidades no Projeto Ágape para as turmas do Jardim II ao 5º ano

Fevereiro de 2016
O Projeto Ágape faz parte da grade curricular de ensino, conta com uma aula semanal específica para cada turma, atividades de registro no livro didático "Empreendedor Mirim" (Editora FTD) , trabalhos em equipe e avaliações bimestrais.

O trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação, possibilitando o envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos, professores e família no intuito de transformar a realidade por meio de ações. E a metodologia OPEE – FTD veio de encontro a contribuir de forma significativa à formação de nossos alunos. Para estas aulas, optou-se  por um material atual e dinâmico  escrito pelo professor Leo Fraiman e publicado pela Editora FTD.

Os livros e materiais complementares possibilitam escolhas mais sustentáveis e a construção de projetos de vida sólidos e possuem caráter interdisciplinar, pois contribuem com o melhor rendimento de outras disciplinas curriculares, à medida que estimula uma visão mais ampla das oportunidades e desafios.

Registra-se uma melhora no desenvolvimento das atitudes dos alunos, conexão entre teoria e prática, envolvimento da família e o entendimento dos próprios professores sobre a grandeza de seu ofício.

A Metodologia OPEE entende que é primordial o exercício do autoconhecimento, para que o estudante consiga saber mais sobre si, seu talento e suas dificuldades. A contribuição desse material é com a formação de cidadãos capazes de praticar, na vida pessoal e no trabalho, virtudes. Por isso, alinha-se aos valores da Carta Universal dos Direitos Humanos, em todo conteúdo. Prepara as crianças para que saibam discernir entre necessidade e desejo, possibilitando um mundo de sustentabilidade nas relações com o planeta. Uma metodologia conectada com os novos desafios.

Os objetivos do projeto é promover conhecimentos, ferramentas e orientações para que as crianças e os jovens construam um projeto de vida sadio, eficaz e feliz. O material didático , até o 5º ano, apresenta aos alunos  intervenções sistemáticas (aulas) que contemplam  temas como: 
  • Autoconhecimento: permite ao aluno conhecer melhor suas habilidades e realizar uma sondagem de interesses e aptidões, para amadurecer e aprender a fazer escolhas sadias e eficazes nas diversas áreas da vida.
  • Empreendedorismo: desperta a atitude proativa para que o estudante tome em suas mãos  a construção de sua carreira, a validação dos seus valores e as relações sustentáveis com o mundo.

Para  encarar desafios cada vez maiores, é preciso estar bem preparado, por isso, o Colégio Dom Bosco fornece uma base sólida para seus alunos desde a Educação Infantil. O ensino é preparado e planejado para ampliar os horizontes do estudante, sua capacidade de se conhecer e compreender o mundo, somando conhecimentos e compartilhando experiências. Desta maneira, o aluno se sente estimulado a seguir adiante, a crescer e se desenvolver. Ele aprende a aprender, a ser crítico, a fazer escolhas de maneira consciente e consistente, a descobrir e valorizar seus talentos.

IMPORTANTE
Descrição do Material: 1 livro anual, que será adquirido no Colégio diretamente com a Editora FTD, com dia e horários agendados. Fiquem atentos as datas na agenda de sua criança.

A coordenação

Entrega de material escolar do Fundamental I

Segunda e Terça - 25 e 26 de janeiro de 2016
Atenção pais de alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano): o Colégio Dom Bosco irá receber o material escolar de seus filhos entre os dias 25 e 26 de janeiro (próxima segunda e terça). Na ocasião, os pais terão oportunidade de conhecerem, conversarem e estreitarem laços com o professor de seu filho. Esperamos vocês!

Uniformes do Colégio

Quem desejar adquirir novos uniformes do nosso colégio deverá fazer suas encomendas à Malharia Cléo, situada à Rua Rio Branco, 11-53, Centro. F. (14) 3879-9559 ou 9 9173-0207 (whatsApp). Como as malharias se encontram sobrecarregadas nesta época do ano, não deixe pra última hora para fazer seu pedido.

Semana da Criança – Jardim ao Infantil

Segunda, 05 de outubro de 2015
Nesta segunda começam as atividades comemorativas da Semana da Criança em nosso colégio! Turminhas do Infantil, Maternal, Jardim I e II, estejam preparadas para a programação:

05/10 – Desfile de Pijama

06/10 – Discoteca/ Dia do Sorvete

07/10 – Cineminha com pipoca e guaraná

08/10 – Lanche especial

09/10 – PASSEIO – BUFFET LOOPING – não haverá aula

Buffet Looping – Rua Padre Anchieta, 7-49 - Horário: das 13h30 às 16h30

Observações:
. Alunos do período integral devem trazer lanche para um período
. Alunos da manhã que participarão do passeio poderão ficar o dia todo ou optarem somente pelo período da tarde.

Semana da Criança – 1º ao 5º ano

Segunda, 05 de outubro de 2015
A Semana da Criança para as turmas do 1º ao 5º ano está também cheia de atividades muito divertidas, confira a programação:

05/10 – Desfile de Pijama

06/10 – Discoteca/ Dia do Sorvete (não precisa vir de uniforme)

07/10 – PASSEIO RECANTO SABIÁ

08/10 – Lanche especial

09/10 – Cineminha com pipoca e guaraná

Observações:
. Alunos do integral devem trazer lanche normalmente para dois períodos, exceto quarta (7/10) e quinta (8/10).

RECANTO SABIÁ – Programe-se:
- Não atrasar – saída às 7h30, chegar com 15 minutos de antecedência. Previsão de chegada ao colégio às 17h30.
- Estar devidamente uniformizado, com tênis e boné.
- Levar: traje de banho, toalha, protetor solar, troca de roupa, chinelo – tudo com identificação.
- Não levar máquina fotográfica ou celular – os professores irão registrar tudo .
- Não haverá aula neste dia.